6 livros de sucesso que destacam o riso (o 5º vai te surpreender)

Veja o que esses best-sellers de sucesso ensinam sobre o poder do sorriso

“Seu sorriso é como um raio de sol passando por entre as nuvens”


Quem lê essa expressão até pensa que foi tirada de um romance, um livro de poesias ou da letra de uma melodiosa canção. Mas na verdade a frase é encontrada em um dos livros internacionais mais vendidos para empresários, palestrantes, vendedores e agentes do mundo dos negócios.


Pois é. O riso tem sido destaque em alguns best-sellers que você nem imaginaria. Veja a nossa lista com 6 livros de sucesso que enaltecem o riso.


1. Os 100 segredos das pessoas felizes (Dr. David Niven, 2000)



Neste leve e agradável livro, o psicólogo e cientista social Dr. David Niven se ancora em centenas de estudos científicos para fazer uma lista dos 100 segredos que podem nos tornar mais felizes e bem sucedidos na vida.


O hábito de sorrir é o segredo de número 15:

[…] Se você pudesse fazer uma coisa que deixasse as pessoas felizes, isso não lhe custasse nem tempo nem dinheiro, você a faria? Se essa mesma coisa também lhe trouxesse felicidade, você a faria? Que coisa mágica é essa que pode alegrar seu dia e o dia das pessoas à sua volta sem lhe custar nada? Um sorriso. No trânsito, nas lojas, nas filas, nas salas de espera, por onde você andar, semeie sorrisos. Você vai se surpreender ao ver um rosto fechado iluminar-se e abrir-se. E mesmo que não haja retribuição, não se importe: o seu sorriso faz bem a você.


2. Poder Sem Limites (Anthony Robbins, 1986)



Considerado o maior coach do mundo, Anthony Robbins é o maior expoente vivo da atual Programação Neurolinguística (PNL) e pai do método coaching como conhecemos hoje.


Neste aclamado livro, o autor apresenta as ferramentas e orientações para qualquer pessoa alcançar a prosperidade que deseja, tanto na vida pessoal quanto profissional.


E tem foco no riso também, sim senhor(a):


[…] Os estudos se voltam para a maneira como nossas expressões faciais afetam o modo como nos sentimos e concluem que não é tanto por sorrirmos quando nos sentimos bem ou rirmos quando estamos de bom-humor. Antes, sorrir e rir determinam processos biológicos que, de fato, nos fazem sentir bem. Aumentam o fluxo de sangue para o cérebro e mudam o nível de oxigênio, o nível de estímulo dos neurotransmissores.

3. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie, 1936)



Com mais de 50 milhões exemplares vendidos, este antigo livro de Dale Carnegie ainda hoje é considerado uma das leituras obrigatórias para todas as pessoas que pretendem se relacionar melhor com as outras, seja na vida pessoal ou no trabalho.


E o autor traz ato de sorrir como uma das melhores formas de comunicar positivamente, criar empatia e boas conexões:


[…] Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz: "Gosto de você. Você me faz feliz. Estou satisfeito por vê-lo”. […] As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência, além de criar filhos mais felizes. […] Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Seu sorriso ilumina a vida de todo aquele que o vê. [...] seu sorriso é como um raio de sol passando por entre as nuvens. Principalmente quando alguém vive sob a pressão dos chefes, dos clientes, dos professores, dos pais ou das crianças, um sorriso pode fazê-lo perceber que nem tudo está perdido — que ainda existe alegria neste mundo.

4. Inteligência Emocional (Daniel Goleman, 1995)


Este livro de Daniel Goleman simplesmente transformou a maneira como olhamos para a "inteligência" e também mudou a nossa visão sobre relacionamentos pessoais, educação, negócios etc.


O autor demonstra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode estragar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e até destruir vidas. E traz as “cinco habilidades-chave da inteligência emocional” para ter sucesso em todas essas áreas.


A risada, é claro, também aparece por lá:


[…] O riso parece ajudar as pessoas a pensar com mais largueza e a fazer associações de forma mais livre, percebendo relações que de outro modo poderiam ter-lhes escapado — uma aptidão mental importante não apenas na criatividade, mas para reconhecer relacionamentos complexos e prever as conseqüências de uma determinada decisão.

5. O Maior Vendedor do Mundo (Og Mandino, 1968)



Quem vê o título desse surpreendente livro não imagina que, muito mais do que dicas de como vender mais, ele traz um verdadeiro um guia para se alcançar a plena realização humana, em todas as áreas da vida.


A narrativa traz 10 pergaminhos com orientações preciosas para se alcançar o sucesso, e o está no de número 7. É escrita com tanta beleza que dá vontade de transcrever o capítulo inteiro. Mas, pelo menos, vai aqui um gostinho:


[…] Rirei do mundo. E, com meus risos, todas as coisas serão reduzidas ao seu real tamanho. Rirei dos meus fracassos e eles desaparecerão nas nuvens de novos sonhos; rirei de meus êxitos e eles se encolherão aos seus reais valores. Rirei do mal e ele morrerá esquecido; rirei da bondade e ela se esforçará e crescerá. Cada dia será triunfante apenas quando meus sorrisos provocarem sorrisos dos outros e isso farei até com os que não compram minhas mercadorias, evitando aborrecer-me como fazia até agora.

6. O Poder da Ação (Paulo Vieira, 2015)



Fechando a lista com um livro brasileiro e mais recente: O Poder da Ação, que desde o lançamento nunca saiu da lista dos mais vendidos (já são mais de 1,2 milhão de cópias).


O livro apresenta não só conceitos que alteram a nossa forma de encarar os desafios da vida, mas, principalmente, ferramentas práticas para colocar em marcha as ações necessárias para termos a vida que sempre sonhamos.


Entre essas ações está o riso, claro.


Paulo Vieira traz o experimento de Robert A. Emmons, no qual três grupos de pessoas deveriam avaliar se um determinado texto tinha um teor otimista ou pessimista. Um grupo leu o texto com uma caneta na boca em forma de bico, outro sem caneta alguma e o terceiro segurando a caneta entre os dentes — com uma espécie de sorriso (veja a imagem).





Surpreendentemente, o grupo do “bico” foi o que considerou o texto mais “pessimista”, enquanto os que não seguravam a caneta na boca foi o que mais votou em “neutro”. Por outro lado, o grupo do sorriso foi o que mais avaliou o texto como “otimista”.


Nas palavras de Paulo Vieira:


[…] É tremendo perceber que apenas a mudança na expressão facial foi responsável por uma nova maneira de ver o mundo. Se conseguirmos positivar a nossa comunicação não verbal sutil por bastante tempo, o que acontecerá conosco e com nossos resultados?

Lições do riso se espalhando por aí


Pelo visto, não é só de comédias que vive a risada. Os benefícios do riso também já chegaram às páginas dos livros mais vendidos do mundo e estão surgindo por todo lado.


E você, já leu algum dos livros que separamos aqui? Conhece algum outro best-seller que também dá destaque ao sorriso? Escreva nos comentários.


Quer que a gente construa a "biblioteca da risada" no nosso site?


Quer que esse conteúdo vire vídeo no nosso canal do Youtube?


Com todo amor,


Sandro

223 visualizações

O autor

Sandro largou o emprego concursado pra sair com a Kombi Cura ajudando o povo a comer melhor e ser mais feliz. Depois largou a Kombi e foi pra Recife atrás de Gabriela.

É vegano e ensinava culinária até se curar de uma doença crônica comendo só frutas.  

É frugívoro, reikiano, ensina Yoga tradicional e Yoga do Riso. Acabou aprendendo um monte de coisa sobre saúde, autoconhecimento e espiritualidade na caminhada.

É tio de Davi, Bia e Alice e defende a natureza pra eles poderem ter árvore pra subir e rio pra se banhar. 

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Ícone do Facebook Redondo

 Copyright ©  2019 www.yogadoriso.org Todos os direitos reservados.
 

+55 71 9 9293 2236

Yoga do Riso Internacional www.laughteryoga.org

Sandro Lobo

CPF 03242801571

Endereço: R. Mexilhão, 76 - Praia do Francês, Mal. Deodoro - AL, BRASIL

CEP 57160-000

Entregas em até 7 dias úteis.