6 passos para rir mais, mesmo sem vontade

Como criar o hábito de rir mesmo quando a vida não está engraçada ou você não é nada bem humorado

Diante do mau humor que vem se alastrando cada vez mais em forma de atendentes mau humorados, chefes autoritários, maridos rabugentos, crianças birrentas e um bocado de cara fechada por aí, praticar o riso pode ser a solução pra melhorar o astral dentro da gente (e contagiar as pessoas em volta).


Afinal, todo mundo sabe que rir é um ótimo remédio contra o mau humor, a infelicidade e a falta de alegria de viver. Mas, falando sério: como é que a gente pode dar risada no meio de tanta correria, preocupação e necessidade de resultados? Calma, é mais fácil (e divertido) do que parece.


Se você seguir qualquer um dos 6 passos abaixo, tudo já vai começar a mudar. E se der o passo número 6 então… Aí eu garanto que em poucos dias você vai rir mais do que o que riu durante o ano inteiro.


Acredita? Então vamos lá!



1. Assuma a responsabilidade


Internalize a ideia de que você é responsável pelo seu riso. A ciência explica que o riso exercitado (sem motivo) traz os mesmos benefícios do riso genuíno (provocado). Assim sendo, você não precisa de nenhuma condição externa para praticar a risada. Ou seja: não precisa mais vincular o seu riso às situações engraçadas da vida. Até porque elas podem nem vir. É você quem controla sua quantidade de risadas.


2. Prepare o terreno


Procure um local reservado e avise as pessoas em volta que você vai praticar Yoga do Riso (ou risoterapia). Isso vai permitir que você possa soltar umas gargalhadas sem deixar a família e os amigos preocupados, curiosos ou zombeteiros.



3. Combine a risada com atividades comuns do seu dia a dia


A hora de lavar a louça, limpar a casa ou estender as roupas é sempre um bom momento para praticar a risada. Lembre-se de que a risada não precisa de nenhum motivo para produzir seus efeitos e então vá executando as tarefas do dia a dia ao som de “hahaha”. O tempo perdido no engarrafamento também é uma oportunidade maravilhosa para ganhar uns minutos (ou horas?) de endorfinas e outros hormônios da risada.


Associe risadas às atividades do dia a dia e tenha mais momentos felizes

4. Ria em situações desagradáveis


Sentiu raiva? Sorria! Ficou triste? Ria mais ainda! Aqui em casa a gente faz isso. No meio de uma discussão, a Gabi ou eu às vezes soltamos uma gargalhada e a briga se desestrutura toda. Normalmente, funciona bem e a gente se resolve com muito mais compaixão, alegria e amor.


Se você se lembrar das minhas palavras no próximo momento em que sentir uma sensação desagradável, viva! Vai ter uma chance de colocar em prática todo o poder do riso justamente quando mais precisa dele.



5. Crie o hábito de brincar


Se você assistir ao filme Tarja Branca, muito provavelmente terá sua vida transformada. Ele mostra que a importância de brincar e desenvolver a nossa ludicidade é tão grande que a ciência já provou que várias doenças (físicas, mentais, emocionais e sociais) nos atingem por falta de brincadeira.

Nunca perca a oportunidade de interagir com as crianças e com animais de estimação (se eles quiserem, é claro). Eles são os nossos professores do brincar e a simples interação já nos enche de hormônios do bem estar, como serotonina e ocitocina.


E mesmo com os adultos, retome o costume de brincar, da forma que for. Aulas de dança, acrobacia, circo, esporte etc já vão ajudar muito. E se puder encontre os amigos ou entre em clubes de pessoas que se reúnem para praticar jogos e atividades ao ar livre.


Jogos e brincadeiras físicas produzem risadas espontâneas

6. Entre para o Yoga do Riso


Quem pratica Yoga do Riso consegue garantir diariamente a quota de 10 minutos de risada que o ser humano precisa para alcançar todos os seus benefícios. Nós temos ferramentas para rir em qualquer lugar, a qualquer hora, pelo tempo que a gente quiser.


E você também pode! É só procurar um clube do riso na sua cidade ou, se não houver, acessar os nossos grupos online. É tudo gratuito!


O clube do riso online é uma forma simples de rir em grupo todos os dias

Se quiser entrar no nosso grupo online do desafio dos 40 dias de riso, clique aqui.


Se quiser acessar nosso clube do riso online, solicite o ingresso aqui.


Se quiser se aprofundar nos estudos e se tornar Líder de Yoga do Riso certificado, entre aqui.


Se quiser conhecer mais, pode ver nosso conteúdo no Instagram, no canal do Youtube ou ler o manual completo de yoga do riso.


De qualquer maneira, se você também se engajar nessa corrente e der uma chance ao riso na sua vida, é bem provável que deixe de ser responsável pela onda de mau humor à sua volta e passe a ser justamente aquela pessoa que vai levantar o astral do ambiente em que está.


E aí, quem você quer ser na escala do riso?

O autor

Sandro largou o emprego concursado pra sair com a Kombi Cura ajudando o povo a comer melhor e ser mais feliz. Depois largou a Kombi e foi pra Recife atrás de Gabriela.

É vegano e ensinava culinária até se curar de uma doença crônica comendo só frutas.  

É frugívoro, reikiano, ensina Yoga tradicional e Yoga do Riso. Acabou aprendendo um monte de coisa sobre saúde, autoconhecimento e espiritualidade na caminhada.

É tio de Davi, Bia e Alice e defende a natureza pra eles poderem ter árvore pra subir e rio pra se banhar. 

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Ícone do Facebook Redondo

 Copyright ©  2019 www.yogadoriso.org Todos os direitos reservados.
 

+55 71 9 9293 2236

Yoga do Riso Internacional www.laughteryoga.org

Sandro Lobo

CPF 03242801571

Endereço: R. Mexilhão, 76 - Praia do Francês, Mal. Deodoro - AL, BRASIL

CEP 57160-000

Entregas em até 7 dias úteis.