6 passos para rir mais, mesmo sem vontade
Como criar o hábito de rir mesmo quando a vida não está engraçada ou você não é nada bem humorado

Diante do mau humor que vem se alastrando cada vez mais em forma de atendentes mau humorados, chefes autoritários, maridos rabugentos, crianças birrentas e um bocado de cara fechada por aí, praticar o riso pode ser a solução pra melhorar o astral dentro da gente (e contagiar as pessoas em volta).
Afinal, todo mundo sabe que rir é um ótimo remédio contra o mau humor, a infelicidade e a falta de alegria de viver. Mas, falando sério: como é que a gente pode dar risada no meio de tanta correria, preocupação e necessidade de resultados? Calma, é mais fácil (e divertido) do que parece.
Se você seguir qualquer um dos 6 passos abaixo, tudo já vai começar a mudar. E se der o passo número 6 então… Aí eu garanto que em poucos dias você vai rir mais do que o que riu durante o ano inteiro.
Acredita? Então vamos lá!
1. Assuma a responsabilidade
Internalize a ideia de que você é responsável pelo seu riso. A ciência explica que o riso exercitado (sem motivo) traz os mesmos benefícios do riso genuíno (provocado). Assim sendo, você não precisa de nenhuma condição externa para praticar a risada. Ou seja: não precisa mais vincular o seu riso às situações engraçadas da vida. Até porque elas podem nem vir. É você quem controla sua quantidade de risadas.
2. Prepare o terreno
Procure um local reservado e avise as pessoas em volta que você vai praticar Yoga do Riso (ou risoterapia). Isso vai permitir que você possa soltar umas gargalhadas sem deixar a família e os amigos preocupados, curiosos ou zombeteiros.

3. Combine a risada com atividades comuns do seu dia a dia
A hora de lavar a louça, limpar a casa ou estender as roupas é sempre um bom momento para praticar a risada. Lembre-se de que a risada não precisa de nenhum motivo para produzir seus efeitos e então vá executando as tarefas do dia a dia ao som de “hahaha”. O tempo perdido no engarrafamento também é uma oportunidade maravilhosa para ganhar uns minutos (ou horas?) de endorfinas e outros hormônios da risada.

4. Ria em situações desagradáveis
Sentiu raiva? Sorria! Ficou triste? Ria mais ainda! Aqui em casa a gente faz isso. No meio de uma discussão, a Gabi ou eu às vezes soltamos uma gargalhada e a briga se desestrutura toda. Normalmente, funciona bem e a gente se resolve com muito mais compaixão, alegria e amor.
Se você se lembrar das minhas palavras no próximo momento em que sentir uma sensação desagradável, viva! Vai ter uma chance de colocar em prática todo o poder do riso justamente quando mais precisa dele.
5. Crie o hábito de brincar
Se você assistir ao filme Tarja Branca, muito provavelmente terá sua vida transformada. Ele mostra que a importância de brincar e desenvolver a nossa ludicidade é tão grande que a ciência já provou que várias doenças (físicas, mentais, emocionais e sociais) nos atingem por falta de brincadeira.
Nunca perca a oportunidade de interagir com as crianças e com animais de estimação (se eles quiserem, é claro). Eles são os nossos professores do brincar e a simples interação já nos enche de hormônios do bem estar, como serotonina e ocitocina.
E mesmo com os adultos, retome o costume de brincar, da forma que for. Aulas de dança, acrobacia, circo, esporte etc já vão ajudar muito. E se puder encontre os amigos ou entre em clubes de pessoas que se reúnem para praticar jogos e atividades ao ar livre.

6. Entre para o Yoga do Riso
Quem pratica Yoga do Riso consegue garantir diariamente a quota de 10 minutos de risada que o ser humano precisa para alcançar todos os seus benefícios. Nós temos ferramentas para rir em qualquer lugar, a qualquer hora, pelo tempo que a gente quiser.
E você também pode! É só procurar um clube do riso na sua cidade ou, se não houver, acessar os nossos grupos online. É tudo gratuito!

Se quiser entrar no nosso grupo online do desafio dos 40 dias de riso, clique aqui.
Se quiser acessar nosso clube do riso online, solicite o ingresso aqui.
Se quiser se aprofundar nos estudos e se tornar Líder de Yoga do Riso certificado, entre aqui.
Se quiser conhecer mais, pode ver nosso conteúdo no Instagram, no canal do Youtube ou ler o manual completo de yoga do riso.
De qualquer maneira, se você também se engajar nessa corrente e der uma chance ao riso na sua vida, é bem provável que deixe de ser responsável pela onda de mau humor à sua volta e passe a ser justamente aquela pessoa que vai levantar o astral do ambiente em que está.
E aí, quem você quer ser na escala do riso?