Como falar melhor em público com ajuda do Yoga do Riso

6 passos (e 12 dicas) para perder o medo e melhorar sua performance diante da platéia

A primeira coisa que você precisa fazer para falar bem em público é se preparar, claro. Estar com o conteúdo afiado continua sendo a mãe de uma boa apresentação.


Mas, como a gente sabe que, mesmo estando com o texto na ponta da língua, na hora "H" a história é diferente, listamos aqui os 6 passos (e 12 dicas) que o Yoga do Riso sugere pra gente falar cada vez melhor em público e ajudar as pessoas a receberem nossas mensagens.


1º PASSO: Aprenda que pode rir sem motivo



Desbloquear a risada, ter o seu riso sempre disponível, aprender que podemos rir sempre que quisermos, só para exercitar, independente de motivo... Esses são os maiores presentes que o Yoga do Riso nos dá.


E esse também é o primeiro passo pra quem quer soltar alguns bloqueios e finalmente se apresentar diante das pessoas, das plateias ou da vida com mais liberdade e desenvoltura.


Dica prática 1: todos os dias, reserve pelo menos 3-5 minutos para exercitar a sua risada. Sem motivo mesmo. É só fazer "hahahaha" por alguns instantes.


Dica prática 2 (ouro): dê risadas antes de sair para a apresentação, ou no caminho, ou instantes antes do encontro (pode ser no espelho do banheiro ou até em silêncio).


O hábito de rir vai te deixar mais desinibido e as gargalhadas vão liberar as tensões e te deixar mais tranquilo para encarar seus desafios:

Segundo a psicóloga Zoraia Araújo ,"A liberação de endorfina na corrente sanguínea interfere no organismo, ajuda a relaxar e a liberar tensões"


2º PASSO: Lembre de respirar



Quando a gente tá muito nervoso, ansioso, desesperado, sempre aparece aquele anjo para dizer: "respire". Respirar é o caminho de reconexão da mente com estados de calma, tranquilidade e paz interior.


Especialistas dizem até que respirar é uma forma de aliviar a tensão e o estresse em 1 minuto ou menos.


De acordo com um estudo, publicado no periódico espanhol "Revista de Enfermería" em 2010, realizar um número pequeno de sessões de controle da respiração tem um efeito significativo em reduzir o cortisol, hormônio indicativo de estresse. Desta forma, exercícios simples de respiração podem ajudar você a mandar o estresse para bem longe.

A novidade é que dar risadas é uma forma automática de respirar melhor e mais profundamente. Segundo o Dr. Madan Kataria, médico indiano que iniciou o movimento mundial do Yoga do Riso, quando a gente ri profundamente, nossa capacidade respiratória chega a dobrar, multiplicando todos os efeitos benéficos da respiração no nosso organismo. Tem até um vídeo explicando isso.


E com o corpo mais oxigenado, relaxado e cheio de energia, com certeza a gente vai falar melhor diante do público, inclusive com melhor ritmo e cadência.


Dica 1: pratique exercícios de respiração (pránáyámas)

Dica 2: durante a fala/apresentação, lembre-se de trazer consciência para a respiração



3º PASSO: Comece com um sorriso


Com mais de 50 milhões exemplares vendidos, este antigo livro de Dale Carnegie ainda hoje é considerado uma das leituras obrigatórias para todas as pessoas que pretendem se relacionar melhor com as outras, seja na vida pessoal ou no trabalho.


Nele, o autor traz o ato de sorrir como uma das melhores formas de comunicar positivamente:


As pessoas que sorriem tendem a dirigir, ensinar e vender com muita eficiência, além de criar filhos mais felizes. […] Seu sorriso é o mensageiro de suas boas intenções. Seu sorriso ilumina a vida de todo aquele que o vê. [...] seu sorriso é como um raio de sol passando por entre as nuvens.

Dica 1: Assim que entrar na sala, subir no palco ou começar a apresentação, traga um sorriso no rosto.

Dica 2: Evite sorrisos abobalhados, sarcásticos ou ansiosos. Exiba um sorriso leve, honesto, de quem está ali com a melhor das intenções e não quer guerra com ninguém.


O seu sorriso vai abrir o coração do interlocutor (ou público) para receber a sua mensagem com boa vontade.


4º PASSO: faça a platéia rir


Segundo Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional, "o riso ajuda as pessoas a pensar com mais largueza e a fazer associações de forma mais livre, percebendo relações que de outro modo poderiam ter-lhes escapado".


O riso enriquece as pessoas. Todo mundo gosta de rir. E todo mundo gosta de quem lhes faz rir.


Quando você está numa palestra, numa aula, apresentação de negócios etc, uma risada é como uma janela de descontração, alegria e bem estar no meio do processo. Como dizia Milton Berle:

"Risadas são férias instantâneas".

Por outro lado, o problema de tentar fazer o público rir através do humor é que você pode não ser engraçado. Certo? Por isso, a forma mais segura de fazer a platéia (ou o seu interlocutor) dar risadas é através de exercícios de Yoga do Riso. Neste método, não se utilizam humor, piadas, nem comédia, e assim podemos sempre incluir gargalhadas em nossas apresentações sem correr o risco de constranger as pessoas ou ficarmos "sem graça".


Dica 1: Utilize humor e descontração na sua fala, mesmo que apenas pontualmente

Dica 2: Utilize exercícios de Yoga do Riso


5º PASSO: Foque em quem tá curtindo



Se você está se apresentando pra várias pessoas, a pior ideia é focar a sua atenção em quem parece não estar gostando, ou naquela pessoa que está bocejando ou de saco cheio.


Melhor é se concentrar nas caras amistosas, nos olhares interessados e, enfim, nas pessoas que parecem estar curtindo sua mensagem.


No Yoga do Riso, aprendemos que cada pessoa aproveita aquilo que pode (ou quer) naquele momento da nossa apresentação. E nem sempre a culpa é nossa.


Durante a sua fala, você já tem coisas demais para se preocupar e não vale a pena gastar energia com olhares maldosos ou reprovadores, sobretudo porque não temos o controle sobre o que se passa na vida das outras pessoas.


Dica 1: Foque a sua atenção em quem parece estar interessado na sua fala

Dica 2: Interaja com o público para sentir o clima da platéia


6º PASSO: Encerre com gargalhadas



Preparar o conteúdo, iniciar com um sorriso e desenvolver a sua apresentação com um clima de boa vontade pode te garantir uma fala bem sucedida. Mas é o fechamento que tem o poder de deixar gravadas memórias positivas nas pessoas.


A velha tática de encerrar palestras com frases de efeito já não é novidade, embora ainda funcione muito bem. Mas as pessoas se sentem mesmo agradecidas quando saem de um encontro com o dia transformado positivamente, ou seja, com o astral lá em cima!


Já experimentei diversas formas de encerrar uma palestra, mas a que mais traz resultados positivos (em todos os sentidos) é com exercícios do riso. O clima de alegria vibrante que se instala após algumas gargalhadas, os abraços, as fotos que tiramos depois... Isso tudo vai tão além dos corriqueiros aplausos.


Dica 1: encerre com risadas (de preferência com exercícios do riso)

Dica 2: use músicas alegres, vídeos, ou dinâmicas de grupo para finalizar a conversa ou apresentação num clima descontraído


E que suas falas encham o mundo de alegria


Se você não conhece técnicas do riso para incluir nas suas apresentações, aprenda logo 10 exercícios aqui nesse vídeo.


Se quiser mais dicas, fazer cursos ou até receber atendimentos particulares, acesse nosso site ou o nosso canal do Youtube.


E que suas falas sejam sempre cheias de alegria, amor e cura.


Com todo amor,


Sandro

164 visualizações

O autor

Sandro largou o emprego concursado pra sair com a Kombi Cura ajudando o povo a comer melhor e ser mais feliz. Depois largou a Kombi e foi pra Recife atrás de Gabriela.

É vegano e ensinava culinária até se curar de uma doença crônica comendo só frutas.  

É frugívoro, reikiano, ensina Yoga tradicional e Yoga do Riso. Acabou aprendendo um monte de coisa sobre saúde, autoconhecimento e espiritualidade na caminhada.

É tio de Davi, Bia e Alice e defende a natureza pra eles poderem ter árvore pra subir e rio pra se banhar. 

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Ícone do Facebook Redondo

 Copyright ©  2019 www.yogadoriso.org Todos os direitos reservados.
 

+55 71 9 9293 2236

Yoga do Riso Internacional www.laughteryoga.org

Sandro Lobo

CPF 03242801571

Endereço: R. Mexilhão, 76 - Praia do Francês, Mal. Deodoro - AL, BRASIL

CEP 57160-000

Entregas em até 7 dias úteis.