Quais os benefícios do Yoga do Riso?

O que você ganha quando mistura respiração profunda e altas doses de risada


Rir é o melhor remédio


Coloque no Google "benefícios do riso" e se prepare: você não vai chegar até o final.


Da simples (e sempre perseguida) melhora do humor à cura do câncer, já não é novidade pra ninguém que boas doses de risada enchem nossa vida (corpo, mente e até espírito) de benefícios, sem efeitos colaterais.


E como são incontáveis todas as maravilhas que o riso tem pra nos oferecer, nós, do Yoga do Riso, reunimos 5 grupos principais de benefícios pra dar uma ideia do que acontece com a gente quando resolve rir e respirar profundamente.


1. Rir melhora humor, bom humor traz mais riso


São necessárias poucas risadas pra começar a sentir o seu efeito mais imediato: a melhora do humor. Quando rimos, reduzimos a tensão muscular e produzimos uma sensação imediata de bem estar e relaxamento 🤗


O riso eleva nosso humor em poucos minutos, através da liberação de endorfinas, e mantém os efeitos ao longo do dia.


Segundo o clínico geral Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo:


"Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica. Eis aqui um círculo virtuoso, que chamamos de “feedback positivo"


2. O melhor remédio para a saúde

O riso diminui os níveis de estresse e fortalece o nosso sistema imunológico, nos fortalecendo contra as doenças.


Um estudo de Oxford demonstrou que o riso também é muito efetivo contra a dor. Os examinadores dividiram dois grupos, um que assistiu a um filme de comédia e outro que ficou diante de um programa considerado "chato". E depois foram medir os seus limiares de dor.


Descobriu-se, então, que os voluntários que haviam gargalhado eram capazes de suportar até 10% a mais de dor, do que antes de rirem. Para surpresa dos cientistas, o grupo que assistiu aos programas considerados chatos se mostrou menos capaz de aguentar a dor após verem o conteúdo.

3. Ria mais, trabalhe melhor


Os níveis de oxigênio e a boa função cerebral andam de mãos dadas.


Quando seu cérebro tem oxigênio suficiente, seu corpo funciona melhor e, claro, você se sente melhor. À medida que seus níveis de oxigênio no sangue melhoram, você pode notar uma função cognitiva aprimorada, um melhor equilíbrio e uma melhora geral em sua saúde 😉


Rir mais e respirar melhor aumentam a oxigenação do corpo e do cérebro e trazem mais foco, criatividade, disposição física, atitude mental positiva e, sobretudo, mais energia pra gente trabalhar, qualquer que seja nossa atividade.


Caminhada, Tai Chi, Yoga e exercícios ao ar livre são excelentes fontes de oxigenação. E sabe o que também enche o nosso corpo de oxigênio? Pois é, gargalhadas.




4. Relações profundas e verdadeiras


Segundo Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, a endorfina deixa as pessoas mais suscetíveis a desenvolver laços pessoais.


E pra falar a verdade, a gente nem precisava de um especialista pra saber disso, né? Todo mundo sabe o que acontece quando a gente convive com pessoas bem humoradas, que riem e enxergam a vida de maneira positiva.


Por mais que existam aqueles momentos em que o mau humor é tanto que a risada do outro nos incomoda, todo mundo sabe que, em regra, o riso conecta as pessoas. Boas gargalhadas são contagiantes e quem já chorou de rir junto com alguém sabe a conexão que isso produz 😂


A prática constante do Yoga do Riso aproxima as pessoas e fortalece os laços sociais positivos, além de nos trazer determinação e coragem pra curar ou até abandonar relações abusivas e tóxicas.


5. Resiliência


Aprender a rir sem motivos, significa se apoderar de um recurso que fornece força nas adversidades e nos ajuda a encarar os desafios e os altos e baixos da vida com mais resiliência.


Se o riso libera endorfinas, produz bem-estar e nos imprime uma mentalidade positiva, além de diminuir o estresse e trazer relaxamento duradouro (até 45 minutos seguidos), será que ele pode nos ajudar nos momentos mais difíceis?


Com certeza.


Tendo aprendido que podemos rir sempre que quisermos, mesmo sem vontade, através dos exercícios do Yoga do Riso, ganhamos um aliado poderoso que nos ajuda a encarar os obstáculos do dia a dia (quaisquer que sejam) com uma perspectiva mais positiva e, claro, resiliência.

____________________


E aí? Gostou? Comenta aqui embaixo pra gente saber o que tá bom e o que pode melhorar 😄


Ah, também quer trazer todos os benefícios do riso pra sua vida? Pratique gratuitamente ou conheça o nosso curso online.


É rápido, é divertido, e você pode começar agora!



0 visualização

O autor

Sandro largou o emprego concursado pra sair com a Kombi Cura ajudando o povo a comer melhor e ser mais feliz. Depois largou a Kombi e foi pra Recife atrás de Gabriela.

É vegano e ensinava culinária até se curar de uma doença crônica comendo só frutas.  

É frugívoro, reikiano, ensina Yoga tradicional e Yoga do Riso. Acabou aprendendo um monte de coisa sobre saúde, autoconhecimento e espiritualidade na caminhada.

É tio de Davi, Bia e Alice e defende a natureza pra eles poderem ter árvore pra subir e rio pra se banhar. 

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Ícone do Facebook Redondo

 Copyright ©  2019 www.yogadoriso.org Todos os direitos reservados.
 

+55 71 9 9293 2236

Yoga do Riso Internacional www.laughteryoga.org

Sandro Lobo

CPF 03242801571

Endereço: R. Mexilhão, 76 - Praia do Francês, Mal. Deodoro - AL, BRASIL

CEP 57160-000

Entregas em até 7 dias úteis.