Quais os benefícios do Yoga do Riso?

O que você ganha quando mistura respiração profunda e altas doses de risada


Rir é o melhor remédio


Coloque no Google "benefícios do riso" e se prepare: você não vai chegar até o final.


Da simples (e sempre perseguida) melhora do humor à cura do câncer, já não é novidade pra ninguém que boas doses de risada enchem nossa vida (corpo, mente e até espírito) de benefícios, sem efeitos colaterais.


E como são incontáveis todas as maravilhas que o riso tem pra nos oferecer, nós, do Yoga do Riso, reunimos 5 grupos principais de benefícios pra dar uma ideia do que acontece com a gente quando resolve rir e respirar profundamente.


1. Rir melhora humor, bom humor traz mais riso


São necessárias poucas risadas pra começar a sentir o seu efeito mais imediato: a melhora do humor. Quando rimos, reduzimos a tensão muscular e produzimos uma sensação imediata de bem estar e relaxamento 🤗


O riso eleva nosso humor em poucos minutos, através da liberação de endorfinas, e mantém os efeitos ao longo do dia.


Segundo o clínico geral Antônio Carlos Lopes, da Universidade Federal de São Paulo:


"Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. Ou seja, quanto mais bem-humorado você está, maior o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado você fica. Eis aqui um círculo virtuoso, que chamamos de “feedback positivo"


2. O melhor remédio para a saúde

O riso diminui os níveis de estresse e fortalece o nosso sistema imunológico, nos fortalecendo contra as doenças.


Um estudo de Oxford demonstrou que o riso também é muito efetivo contra a dor. Os examinadores dividiram dois grupos, um que assistiu a um filme de comédia e outro que ficou diante de um programa considerado "chato". E depois foram medir os seus limiares de dor.


Descobriu-se, então, que os voluntários que haviam gargalhado eram capazes de suportar até 10% a mais de dor, do que antes de rirem. Para surpresa dos cientistas, o grupo que assistiu aos programas considerados chatos se mostrou menos capaz de aguentar a dor após verem o conteúdo.

3. Ria mais, trabalhe melhor